Postagem em destaque

GUERRA HÍBRIDA, Nova via Violenta para a Tomada do Poder

GUERRA-HIBRIDA Nova via Violenta para aTomadadoPoder. É preciso criar novas estratégias de Defesa do Estado Democrático de Direito , jus...

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

DISFUNÇÕES E CRISE

 

DISFUNÇÕES E CRISE

(por Maynard Marques de Santa Rosa)

São peremptórias as constatações do historiador russo, general Dmitri Volkogonov, sobre as disfuncionalidades que, a longo prazo, inviabilizam um regime comunista: “monopólio do poder por um partido político único, controle total da administração e da sociedade e, no topo, um ditador absoluto”. Como ex-diretor da KGB e responsável pelos arquivos secretos, ele teve amplo acesso a informações privilegiadas e as trouxe a público em seu livro Os Sete Chefes do Império Soviético, desnudando as falácias da fatalidade marxista.

O projeto leninista, construído sobre o conceito de luta de classes, só conseguiu se consolidar pelo emprego da violência, para massificar uma sociedade passiva, iludida na promessa do paraíso material. Contudo, a necessidade econômica foi mais forte do que a ideologia de Lênin, e ele teve de introduzir a NEP (nova política econômica), que autorizava as atividades microeconômicas, para evitar o colapso, relativizando o princípio da planificação desde o início.

Enquanto a população se manteve fascinada e mobilizada, o regime vingou. Quando sobreveio a estagnação e o desencanto, o declínio foi fatal, até o colapso.

Na China, a economia subsistiu, graças à catarse de Deng Xiaoping, embora ao preço da renúncia à ideologia, para transmudar-se em “socialismo de mercado”, uma forma primitiva de capitalismo de estado. Mas, permanecem vivos os fundamentos leninistas da ditadura do partido único e do controle social, o que torna incerto o futuro do país.

O fato é que o socialismo de economia planificada está morto no mundo das sociedades mais amadurecidas. Na América Latina, porém, onde a formação social é recente, o povo conserva idiossincrasias culturais que podem viabilizar projetos de poder de inspiração ideológica, como ocorreu na Venezuela.

No Brasil, predomina a mentalidade individualista, que transige com costumes patrimonialistas, clientelistas e de corrupção, favorecendo o populismo político e o proselitismo ideológico. O último resultado eleitoral, embora impreciso pela suspeição do processo eletrônico, mostrou que metade do eleitorado ainda tolera a corrupção e absolve o crime, pela escolha de um candidato condenado em três instâncias judiciais por delitos reconhecidos.

Evidentemente, não é possível confrontar as circunstâncias. Da mesma forma, não se pode abdicar dos valores transcendentes que sustentam a sociedade tradicional. Portanto, o impasse está instalado, fraturando a sociedade pela metade.

A crise em curso foi provocada por quem tinha o dever de garantir a lei, mas preferiu relativizá-la em benefício de interesses políticos, violando a ordem moral.

A ordem em geral precisa ser restabelecida no nosso país.   

 

 

 

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Relatório Otálvora: Petro e Maduro acertam aliança política

DefesaNet - 06//11/2022


Um dos principais chefes do aparato de tortura do regime venezuelano fez parte do comitê de recepção de Gustavo Petro , o presidente colombiano que visitou Nicolás Maduro no Palácio de Miraflores em 01NOV2022.


Tag Pinto Silva