Postagem em destaque

GUERRA HÍBRIDA, Nova via Violenta para a Tomada do Poder

GUERRA-HIBRIDA Nova via Violenta para aTomadadoPoder. É preciso criar novas estratégias de Defesa do Estado Democrático de Direito , jus...

sábado, 5 de março de 2022

sexta-feira, 4 de março de 2022

Guerra na Ucrânia: 5 possíveis desfechos para o conflito

Publicado no DefesaNet - 04/03/2022 - BBC NEWS.

As notícias do campo de batalha, os ruídos nas negociações diplomáticas, a emoção e a tragédia dos enlutados e deslocados; tudo isso pode ser devastador.

Então, vamos dar alguns passos para trás por um momento e analisar como o conflito na Ucrânia pode se desenrolar daqui em diante.

Quais são alguns dos cenários possíveis que políticos e militares estão examinando?

Rússia usa na Ucrânia lições do colapso soviético e da guerra na Geórgia

Publicado no DefesaNet - 04/03/2022 - BBC NEWS.


E é a maior e mais complexa campanha militar organizada por Moscou desde a invasão do Afeganistão em 1979. É também a primeira oportunidade que o mundo tem de ver toda a potência da nova máquina militar da Rússia — uma força de combate profissional modernizada que foi completamente renovada desde a guerra da Rússia com a Geórgia em 2008.

Esquadrão Zeus realiza primeiro lançamento de cargas pesadas e por extração

Publicado no DefesaNet - o4/03/2022


A aeronave multimissão KC-390 Millennium do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT - Esquadrão Zeus) concluiu, no dia 22/02, com sucesso, o primeiro lançamento de cargas por gravidade e de cargas pesadas por extração com emprego do método CDS (do inglês Container Delivery System). 

US-RU-OTAN: o dilema de Israel diante da invasão russa.

Publicado no DefesaNet - 04/03/2022 BBC NEWS.


A invasão da Ucrânia pela Rússia colocou Israel em uma situação geopolítica difícil. Por um lado, o governo do primeiro-ministro israelense Naftali Bennett tem a tarefa de manter intacta a relação histórica com seu aliado global mais importante: os Estados Unidos.
Por outro, Israel vem mantendo um delicado equilíbrio com a Rússia há vários anos, devido à imensa influência que Moscou exerce sobre o governo do presidente da Síria, Bashar Al-Assad, e o desenvolvimento do conflito interno naquele país, localizado na fronteira nordeste israelense.

quinta-feira, 3 de março de 2022

Crise na Ucrânia ameaça relacionamento com a China em tecnologia militar

Publicado no DefesaNet - 03/03/2022 -REUTERS.


Analistas militares e diplomatas dizem que, embora a ligação Ucrânia-China esteja sob crescente pressão dos Estados Unidos, o conflito atual pode prejudicar em grande parte um comércio que tem ajudado as forças armadas da China a se modernizarem nas últimas duas décadas.



SOBRE A TELEVISÃO. SEGUIDO DE A INFLUÊNCIA DO JORNALISMO E OS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO.

Bourdieu, Pierre[1].

"O autor avisa a seus interlocutores que ao falar dessas condições excepcionais já diz algo sobre as próprias condições em que se fala na televisão. A partir daí, critica não somente aqueles que fazem a televisão, mas aqueles que aceitam participar dela, como cientistas, pesquisadores, escritores e os próprios jornalistas. Para ele, trata-se de "se fazer ver e ser visto" na televisão, "uma espécie de espelho de Narciso"."

Ao abordar os constrangimentos inerentes ao campo jornalístico, impostos a jornalistas, convidados e, pode-se pensar, aos espectadores ou leitores dos meios de comunicação, Bourdieu na verdade discute "uma censura invisível" que permeia a atividade jornalística.

"espelho de Narciso" torna-se, assim, um instrumento "pouco autônomo", limitado pelas "relações sociais entre os jornalistas, relações de concorrência encarniçada [...], que são também relações de conivência, de cumplicidade objetiva"

Bourdieu diz, ainda, "que a televisão, em busca de audiência, expõe a um grande perigo não só as diferentes esferas de produção cultural como também a política e a democracia, e espera que aquilo "que poderia ter se tornado um extraordinário instrumento de democracia direta não se converta em instrumento de opressão simbólica".

"Dentre os debates televisivos, Bourdieu destaca dois tipos, denominando-os como os "verdadeiramente falsos" e os "falsamente verdadeiros". O primeiro caso ocorre quando os debatedores são, claramente, amigos e convivem no dia a dia. No segundo caso, o autor destaca a arbitrariedade e o poder inserido nas mãos do apresentador e mediador, que é o responsável por distribuir a palavra, tempos e sinais de importância".

Uma visão mais aprofundada do desenrolar da Pandemia do Covid 19, com uma análise mais circunstanciada do problema e uma observação insuspeita das ações e fatos divulgados verifica-se que a imprensa, principalmente a televisada, tentou colocar no governo toda a responsabilidade dos desacertos, e ainda criar um temor pouco justificável na população, com o possível "caos na saúde".

Este fato, muito explorado, transformou-se em grande desgaste político para as autoridades e para o país num momento de crise, reforçando a ideia de que a mídia pode ter privilegiado as notícias mais terríveis e críticas em detrimento da discussão esclarecida dos problemas, principalmente da corrupção e da politização ao combate da pandemia, que cobrou muitas vidas de brasileiros.  

 

 



[1] - BOURDIEU, Pierre. 1997. Sobre a Televisão - Seguido de A Influência do Jornalismo e Os Jogos Olímpicos (tradução de Maria Lúcia Machado). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 143 pp. Silvia Nogueira - Mestre, PPGAS-MN-UFRJ. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-93131999000100009&script=sci_arttext&tlng=pt

- Fichamento do livro "Sobre a Televisão", de Pierre Bourdieu - Escrito por: Marcos Mariani Casadore - Setembro/2010. https://psicologado.com.br/resenhas/fichamento-do-livro-sobre-a-televisao-de-pierre-bourdieu

 







quarta-feira, 2 de março de 2022

F-X2 - Lewandowski suspende ação contra Lula sobre compra de caças suecos.

Publicado no DefesaNet - 02/03/2022 - Rayssa Motta - Portal Estadão


O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta quarta-feira, 2, o processo aberto contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir da denúncia de irregularidades na compra de caças suecos para a Aeronáutica no governo Dilma Rousseff (PT).


Como as armas doadas pelo Ocidente chegarão à Ucrânia?

 DefesaNet - 02/03/2022


UE e EUA prometeram enviar milhares de armamentos para as Forças Armadas ucranianas. Logística para a entrega destes equipamentos é um desafio em meio à invasão russa. É preciso também correr contra o tempo.


Exclusivo - Agressão da Rússia e Bielorrússia na Ucrânia.

Como China, Índia, Turquia, Brasil e outros países reagiram à invasão russa.

Publicado no DefesaNet - 02/03/2022.- BBC/NEWS.


Potências globais importantes, como os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Europeia, têm sido incisivos em suas críticas à invasão da Ucrânia pela Rússia, além de ter liderado as sanções contra Moscou e o apoio a Kiev.
Mas as reações em relação à Rússia foram muito mais variadas em todo o mundo.

Por que erro de cálculo de Putin pode fazer Rússia intensificar ataques.

Publicado no DefesaNet - 02/03/2022.- BBC/NEWS.


Estes ainda são, contudo, os estágios iniciais do que pode se tornar uma guerra sórdida. Putin provavelmente esperava que a capital ucraniana, Kiev, caísse poucos dias depois da invasão das forças russas.
E certamente tinha expectativa de que os chamados países ocidentais (principalmente EUA, União Europeia e Reino Unido), intimidados e divididos, aceitassem que ele reivindicasse o território que diz ser historicamente parte da Rússia. Nada disso aconteceu. A Ucrânia provou ser resiliente, e a reação dos países ocidentais, particularmente da Alemanha, foi muito mais dura do que ele pensava.

terça-feira, 1 de março de 2022

US-RU-OTAN - Na guerra de Putin na Ucrânia, EUA e OTAN não são espectadores inocentes

Publicado no DefesaNet  - 28/02/2022 - Thomas L. Friedman - The New York Times, O Estado de S.Paulo.


Quando eclode um conflito de grandes proporções como o da Ucrânia, os jornalistas sempre se perguntam: "Onde devo me posicionar?" Kiev? Moscou? Munique? Washington? Nesse caso, minha resposta não seria uma dessas cidades. O único lugar em que poderíamos estar para entender essa guerra é dentro da cabeça do presidente russo, Vladimir Putin. Ele é o mais poderoso e irrefreável líder russo desde Stalin, e o momento escolhido para essa guerra é um produto das ambições, estratégias e queixas dele.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Ameaça nuclear russa é o que a OTAN temia.

Publicado no DefesaNet - 28/02/2022 - YAHOO! BRASIL


Em reunião com chefes de defesa militares no Kremlin, Putin ordenou que o ministro da Defesa russo e o chefe do estado-maior das Forças Armadas pusessem as forças de dissuasão nucleares em um "regime especial de combate".



A ajuda militar sem precedentes enviada por EUA e Europa à Ucrânia - AFP

Publicado no DefesaNet - 28/02/2022. 

"Preciso de munição, não de uma viagem", disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na sexta-feira (25/6), ao rejeitar uma oferta dos Estados Unidos para resgatá-lo da Ucrânia.Seu pedido aparentemente foi ouvido pela comunidade internacional.

J.R. GUZZO - - Confira aqui o ‘Manual Prático para Ler a Mídia Brasileira’: fuja de entendidos.


                     Publicado no DefesaNet - 27/02/2022. JR GUZZO - Revista Oeste.


A crise entre Rússia e Ucrânia é um clássico do jornalismo de torcida que se pratica hoje por aqui. No caso, a arquibancada está torcendo contra a Rússia. Por que será? Uma pista: Putin teve a má ideia de dizer que a Amazônia pertence ao Brasil, e não pode ser "internacionalizada".
Os jornalistas brasileiros ficam revoltados com esse tipo de coisa – eles são contra a manutenção da Amazônia sob a soberania do Brasil. Acham que o certo, para "salvar o planeta", é entregar a área a um condomínio de ONGs de "esquerda", burocratas das Nações Unidas e o presidente Macron


Rússia admite perdas de tropas na Ucrânia pela primeira vez

                                 Publicado no DefesaNet - 28/02/2022 - AFP.


O Ministério da Defesa da Rússia reconheceu pela primeira vez as baixas sofridas em suas tropas desde o começo dos conflitos na Ucrânia. O exército russo admitiu que houve soldados "mortos e feridos" entre os combatentes, contudo, sem informar o número total.



Azedo : Ocidente e Oriente estão em luta pela hegemonia na Ucrânia

Publicado no DefesaNet de 28/02/2022. Luiz Carlos Azedo - Correio Braziliense
 

O Estado de bem-estar social, que fora fundamental para suplantar o chamado "socialismo real", entrou em crise e a democracia tem dificuldades de acompanhar as mudanças de uma economia globalizada.