Postagem em destaque

GUERRA HÍBRIDA, Nova via Violenta para a Tomada do Poder

GUERRA-HIBRIDA Nova via Violenta para aTomadadoPoder. É preciso criar novas estratégias de Defesa do Estado Democrático de Direito , jus...

sábado, 9 de abril de 2022

Brasil e EUA realizam encontro estratégico de Defesa para maior cooperação

Fonte: DefesaNet - 08/04/2022.


Para aprimorar as oportunidades de colaboração e aumentar a interoperabilidade, o Ministério da Defesa do Brasil, por meio do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), recebeu comitiva da vice-diretoria de Desenvolvimento de Força Conjunta (J7), do Departamento de Defesa (DoD) dos Estados Unidos da América (EUA).

Em 36ª reunião da CMID, Forças Armadas apresentam economia de R$ 100 milhões em contratos

Fonte: DefesaNet - 08/04/2022.


Fórum mais alto para a condução da Política Nacional da Base Industrial de Defesa (PNBID), a CMID teve como tema central desta edição os Termos de Licitações Especiais, já autorizados e em tramitação, assim como os valores economizados pelas Forças Armadas com o Regime Especial de Tributação para a Indústria de Defesa (RETID).


Guerreiros de Selva do Brasil treinam equipes no Congo

DefesaNet - 08/04/2022 - VERDE OLIVA.


O curso foi conduzido por 13 guerreiros de selva das Forças Armadas Brasileiras, com 90 horas de instrução. Participaram do intenso treinamento 31 oficiais e praças do Batalhão do Malawi. O curso difundiu técnicas, táticas e procedimentos específicos de operações na selva, com base em quatro pilares: Planejar, Navegar, Atirar e Operar.

Kremlin diz que operação da Rússia na Ucrânia pode terminar "em futuro previsível"

DefesaNet - 08/04/2022 - REUTERS.


O Kremlin disse nesta sexta-feira que a invasão da Ucrânia que a Rússia chama de "operação especial" pode terminar em um "futuro previsível", uma vez que seus objetivos estão sendo alcançados e o trabalho está sendo cumprido tanto pelos militares russos quanto pelos negociadores de paz do país.

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Comentário Gelio Fregapani - O Grande Jogo – (ou xadrez geopolítico)

DefesaNet - 07/04/2022


São cada vez mais fortes os indícios das intenções norte-americanas de apoiar as forças ucranianas no nível necessário para prolongar a guerra, se possível até a uma improvável vitória. Como dificilmente a Rússia cederá antes de esgotados todos seus meios, se evidencia a estratégia dos EUA de esgotar a Rússia em uma guerra prolongada, travada com material americano e sangue ucraniano. Neste triste episódio é difícil identificar onde está a justiça pois cada um luta pelo que acredita.


EUA anunciam teste com míssil hipersônico

DefesaNet -06/04/2022 - AFP


As forças armadas norte-americanas anunciaram nesta terça-feira (5) um novo teste com um míssil hipersônico, enquanto os funcionários do Pentágono tentam igualar ou se antecipar aos avanços da China e da Rússia nesta tecnologia de vanguarda de armamento estratégico.


Frota mundial de aeronaves A-29 Super Tucano alcança 500 mil horas de voo.

DefesaNet - 08/04/2022


A Embraer anunciou hoje, durante a edição 2022 da FIDAE (Feria Internacional del Aire y del Espacio), no Chile, que a frota mundial de aeronaves A-29 Super Tucano alcançou a marca de 500 mil horas de voo. Com mais de 260 unidades entregues, a aeronave já foi selecionada por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), além de vários países da América Latina, incluindo Chile, Colômbia, Equador e República Dominicana e Brasil, primeiro operador da aeronave no mundo.


Primeiros caças Gripen E de série estão no Brasil.

Defesanet - 07/04/2022 - 


Os primeiros caças Gripen E de produção em série,estão no Brasil. As aeronaves chegaram ao país na última sexta-feira (1º), no porto de Navegantes (SC), e hoje (06) concluíram o primeiro voo no país.As aeronaves voaram do Aeroporto Internacional de Navegantes para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen.

domingo, 3 de abril de 2022

"Malvinas foram, são e serão argentinas", afirma Alberto Fernández

Fonte: DefesaNet - 03/04/2022 - AFP.


O presidente da Argentina, Alberto Fernández, reivindicou neste sábado (2) a soberania de seu país sobre as Ilhas Malvinas, em poder da Grã-Bretanha, por ocasião do aniversário de 40 anos da guerra de 74 dias perdida pelas tropas mobilizadas durante a última ditadura cívico-militar (1976-1983). "Honra aos nossos soldados.


O plano original de Moro era provocar a queda de Bolsonaro.

Fonte: DefesaNet -02/04/2022.


O plano original de Moro era provocar a queda de Bolsonaro com as acusações feitas sobre interferência na PF, e operava em conjunto com Bivar e seus aliados no PSL no  processo.