Postagem em destaque

GUERRA HÍBRIDA, Nova via Violenta para a Tomada do Poder

GUERRA-HIBRIDA Nova via Violenta para aTomadadoPoder. É preciso criar novas estratégias de Defesa do Estado Democrático de Direito , jus...

sábado, 15 de outubro de 2022

Vencer a China e conter a Rússia: Biden revela sua estratégia internacional

DefesaNet - 12/10/22 -  AFP


Vencer a China a longo prazo e conter a Rússia imediatamente, para continuar sendo a maior potência do mundo: a Casa Branca reafirmou nesta quarta-feira as prioridades estratégicas do presidente Joe Biden.


Tag Pinto Silva

domingo, 9 de outubro de 2022

A Espada de Dâmocles - Gen Maynard Marques de Santa Rosa

 

A Espada de Dâmocles

(Gen Maynard Marques de Santa Rosa)

            Neste 2º turno de 2022, a alegoria volta à cena para retratar o momento da confirmação do voto, quando o eleitor terá o comando do fio que sustenta a espada. A opção suicida é o gatilho da insensatez que pode desabar sobre toda a sociedade.

            Foram notórios os desmandos de quatro gestões petistas sucessivas. Somente de propinas da Petrobrás, o prejuízo foi de R$ 6,2 bilhões, pelo balanço anual de 2014. A cifra total dos negócios ilícitos é imensurável, mas os R$ 25 bilhões que foram reconhecidos pelos réus e devolvidos em acordos de leniência podem servir de base para uma estimativa. Assim como no caso do “petrolão”, não é possível apagar escândalos da magnitude do “mensalão” e dos fundos de pensão.

            A candidatura do postulante petista é claramente ilegítima, o que compromete a sua eventual governabilidade. Condenado por unanimidade em três instâncias judiciais, ela é moralmente inválida nos termos da lei da ficha limpa. O sofisma que justificou a anulação dos processos, fazendo prevalecer o trâmite sobre o mérito comprovado, é subterfúgio que afronta o bom-senso de qualquer inteligência mediana, porque sobrepõe o interesse partidário ao interesse público, em flagrante violação da ética forense. Apesar do apoio da elite engajada, nenhum cidadão de boa-fé consegue assimilar o fato, sem violentar a própria consciência.

No Brasil, boa parte das elites sofre de esquerdismo atávico. Levas de intelectuais, jornalistas, artistas e até banqueiros empunham bandeiras socialistas. O sociólogo Gilberto Freyre viu a explicação no sentimento de culpa pelos 350 anos de escravidão. O trauma escravagista teria impregnado o inconsciente coletivo, gerando leniência nas elites, “coitadismo” nos segmentos mais carentes e baixa autoestima no conjunto da sociedade. Outra versão vai da hipocrisia consciente à alienação inconsciente, como nos saraus da nobreza parisiense do século XVIII, onde se brindava à revolução, ignorando a ameaça da guilhotina iminente.

Portanto, a eleição de 30 de outubro não oferece escolha. Optar pela impunidade, é como entregar um cheque em branco a quem não merece crédito. O resultado político da opção errada pode variar da indiferença à revolta, mas o cenário final é certo: desmando institucionalizado, crise econômica e conflito social.

Quando a falta de isenção coloca sob suspeita a própria justiça eleitoral, resta manter a esperança na “voz do povo”, que, como diz a sabedoria popular, representa “a voz de Deus”, para que se livre o Brasil de um risco fatal previsível.