Postagem em destaque

GUERRA HÍBRIDA, Nova via Violenta para a Tomada do Poder

GUERRA-HIBRIDA Nova via Violenta para aTomadadoPoder. É preciso criar novas estratégias de Defesa do Estado Democrático de Direito , jus...

quinta-feira, 10 de março de 2022

Rússia diz que China se recusa a fornecer peças de aeronaves após sanções.

Publicado no DefesaNet - 10/03/2022 - REUTERS


A China se recusou a fornecer peças de aeronaves às companhias aéreas russas, disse um representante da autoridade de aviação da Rússia, segundo agências de notícias russas, nesta quinta-feira, depois que a Boeing e a Airbus interromperam o fornecimento de componentes.


EUA fazem acenos a Brasil após críticas por ida de Bolsonaro à Rússia.

Publicado no DefesaNet - 10/03/2022 - UOL - Rafael Balago -Folha de São Paulo


Nos últimos dias, acenos do governo dos Estados Unidos têm sinalizado uma possível mudança de tom em relação ao Brasil, com elogios pontuais à posição da diplomacia do país em meio à guerra na Ucrânia.As falas contrastam com uma série de críticas públicas, carregadas de palavras duras, feitas por causa da visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Rússia, dias antes de a invasão começar.

EUA rejeitam definitivamente transferir aviões MiG-29 poloneses para a Ucrânia.


Publicado no DefesaNet ´- 10/03/2022 - AFP

Os Estados Unidos rejeitaram definitivamente a proposta da Polônia de entregar aeronaves MiG-29 aos militares americanos para que fossem repassados à Ucrânia. Os serviços de inteligência acreditam que a transferência de aeronaves MiG-29 para a Ucrânia "poderia levar a uma reação russa significativa que aumentaria a perspectiva de uma escalada militar com a OTAN", declarou o porta-voz do Pentágono, John Kirby, em entrevista coletiva.

Gen Ex Santa Rosa - Geopolítica do Brasil

Publicado no DefesaNet -  09/03/2022

A compreensão do conflito está distorcida pela guerra informacional. Não há noticiário confiável da mídia brasileira. Faltam informações sobre os fatos. Os boletins resumem-se a comentários de jornalistas e entrevistas de "especialistas" que pouco entendem do assunto.

quarta-feira, 9 de março de 2022

Generais russos se arriscam no front ucraniano.

Publicado no DefesaNet - 09/03/2022 - AFP. 


A morte confirmada de um general russo no front ucraniano e as versões, desmentidas, sobre a morte de um segundo, confirmam que a Rússia decidiu enviar seus oficiais superiores para a frente de batalha, correndo o risco de sofrer perdas importantes.

China culpa OTAN por levar tensão entre Rússia e Ucrânia a "ponto de ruptura".

Publicado no DefesaNet - 09/03/2022 - AFP. 


Os movimentos da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), liderados pelos Estados Unidos, levaram a tensão entre a Rússia e a Ucrânia a um "ponto de ruptura", disse nesta quarta-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian.

terça-feira, 8 de março de 2022

A Força delas: a crescente participação feminina no Exército Brasileiro.

Publicado no DefesaNet - 08/03/2022. Agência Verde Oliva.


Elas atuam na saúde, no ensino, na administração militar. São engenheiras, mecânicas e instrutoras. Integram missões de paz e apoiam o combate. Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Exército Brasileiro não celebra apenas a presença feminina na Força, o Exército exalta, sobretudo, a participação cada vez maior das mulheres nas mais diversas atividades da instituição.

EPIDEMIA SOCIAL 2.

EPIDEMIA SOCIAL 2.

0 PERIGO DA "IMUNIDADE SOCIAL"

(Como Plantar A Semente De Atividades De Uma Campanha Na Defesa Da Democracia?)

A lógica "Gatewatching", porém, Poder, valor, e importância resultam da abundância de usuários e participantes nas redes, e amigos no Twitter, Facebook e Grupos de WhatsApp.

Segundo Malcolm Gladwell no Livro "O Ponto Da Virada":

"Mas será que isso é verdade? As epidemias também formam redes: um vírus passa de uma pessoa para outra, espalhando-se por toda uma comunidade.  Quanto, mais indivíduos forem infectados, mais "poderosa" epidemia se tornará. No entanto, é também, por isso, que as epidemias costumam desaparecer de repente".

Quando se fala de "EPIDEMIA SOCIAI" se dá muita pouca atenção à "QUESTÃO DA IMUNIDADE".

Já ficamos imunes ao telefone fixo que cada vez mais passamos a utilizá-lo de forma seletiva, e muitos já não os possuem mais em suas casas. Algo parecido está acontecendo com o E-mail e o WhatsApp que antes recebíamos mensagens e na mesma hora, preocupados, redigíamos as nossas respostas, principalmente aos amigos mais próximos. A antiga ansiedade foi substituída por pavor devido ao número enorme de mensagens, vários grupos de amigos, spams, piadas e histórias totalmente fora do contexto. E, também, mensagens de pessoas que não se tem a menor ligação pedindo coisas que não se deseja fazer.

Tudo isso logo leva a desenvolver "IMUNIDADE SOCIAL" e a valorizar ainda mais os contatos pessoais e a comunicação com aqueles que já conhecemos e em quem confiamos.

Quais são as cores das lentes através das quais você está enxergando o momento político no Brasil e o avanço das forças de esquerda?

    É importante ressaltar que o que está ao nosso redor não determina o que vemos: quem faz isso é o nosso interior, através de paradigmas, experiências, dogmas, contexto, interações sociais e a conjuntura que vivenciamos.

Quem você é determina o que você vê e a forma como você pensa, fala e age e reage, e assim, também, o grupo e o ambiente em que se vive. A proximidade reforça a semelhança.

Num mundo dominado pelo "isolamento" e pela "imunidade social", apresento o desafio abaixo:

Como plantar a semente de atividades de uma campanha na defesa da democracia?

A mensagem (Informação) deve causar impacto, deve ter um significado, deve procurar o envolvimento das pessoas. A mensagem deve ser fixada.

As ideias precisam ter a capacidade de se manter na memória das pessoas e as fazer pensar, falar e agir.

No momento em que recebe um excesso de mensagens as pessoas não fixam o que leem. Deve-se, então, inverter a questão e começar a construir um significado para as mensagens (Objetivo). Qualquer tentativa que não esteja alinhada à construção de um significado (Objetivo) será perdida.

A mensagem curta e convincente agrega maior significado a ideia e faz com que as pessoas corram atrás do complemento, isto é, do texto completo,

Para começar devemos unir as pessoas por causas (objetivos) e não por grupos.

Os especialistas fornecem as mensagens (conteúdo que é importante para a fixação), as redes de informação e sociais são a cola social: elas a espalham. Existem também os mercadores (pessoas com empatia) que são capazes de persuadir outras pessoas, quando elas não acreditam no que estão ouvindo e os chamados tradutores que pegam as mensagens (informações) e traduzem para uma língua que o resto das pessoas entenda".

segunda-feira, 7 de março de 2022

Embraer mira mercado de carga aérea e apresenta as conversões dos E-Jets para transporte de carga: E190F e E195F.

Publicado no DefesaNet - 07/03/2022


A Embraer entra hoje no mercado de transporte de carga aérea com o lançamento das conversões de passageiros para cargueiros dos jatos E190F e E195F (P2F). Os E-Jets cargueiros são projetados para atender às demandas geradas pelo e-commerce e por novas operações de comércio, que exigem entregas muito ágeis e descentralizadas.


OUTROS ENDEREÇOS:

EPIDEMIA SOCIAL 1.

EPIDEMIA SOCIAL 1.

Pinto Silva Carlos Alberto[1]

1. SEGUNDO FLORIANO DE ALMEIDA NETO, UNIVERSIDADE DE COIMBRA, 2019.[2]

- "Tínhamos o "Gatekeeper", o "porteiro" da redação e responsável pela filtragem da notícia, com a função de "selecionador" do que pode ser ou não notícia para um meio. Esse guardião do portão das informações geralmente é formado por uma equipe guiada pelo editor do jornal que deve seguir preceitos profissionais do jornalismo no lugar de suas ideias pessoais, originalmente focado na mídia de massa com sua dinâmica de poucos para muitos.

- Atualmente a teoria "Gatekeeper" também aborda a comunicação presencial e a dinâmica inerente a muitos na Internet. É, em suma, o poder que a mídia tem de liberar apenas o que interessa, e esconder o que não se quer divulgar, como um porteiro que só deixa entrar e sair o que e quem ele quiser.

- Neste âmbito surgiu o "Gatewatching", o espaço, que antes era limitado, passa a ter a participação de qualquer internauta na escrita das notícias, num processo que ocorre praticamente em real-time, com respostas prontas e opinativas, na maior parte das vezes. A multiplicação de canais de informação disponíveis hoje em dia mostra que esta é uma mudança sem volta. E que permite um aumento também das audiências, que se tornam seletivas e voltadas para sites específicos, de acordo com o gosto e o interesse de cada um.

- "São comunidades on-line que compartilham os mesmos temas e transformam os usuários em novos produtores de notícias e informações", segundo Axel Bruns. Em suma, o público tem invertido a relação de seleção e o processo de observação dos acontecimentos e o usuário passou a ser mais participativo."

É verdadeiro que a multiplicação de canais de informação disponíveis, hoje em dia, mostra que esta é uma mudança sem volta, e que parece ter tornado obsoleto o papel da teoria do "Gatekeeper" ou pelo menos, levará a uma mudança radical da velha imprensa.

Na economia tradicional o valor é resultado da escassez; ícones de riqueza convencional, como diamantes, ouro, são preciosos porque são raros.

A lógica "Gatewatching", porém, é o contrário. Poder, valor, e importância resultam da abundância de usuários e participantes nas redes, e amigos no Twitter, Facebook e Grupos de WhatsApp.

As epidemias também formam redes: um vírus passa de uma pessoa para outra, espalhando-se por toda uma comunidade.  Quanto, mais indivíduos forem infectados, mais "poderosa epidemia social" se tornará.

 

 



[1] Carlos Alberto Pinto Silva / General de Exército da reserva / Ex-comandante do Comando Militar do Oeste, do Comando Militar do Sul, do Comando de Operações Terrestres, Ex-comandante do 2º BIS e da 17ª Bda Inf Sl, Chefe do EM do CMA, Membro da Academia de Defesa e do CEBRES

 

[2][2] https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/32942/1/FLORIANO_NETO.pdf

Democracia e liberdade pós gatekeeping: respostas da sociedade civil através dos novos media.

 

 

Rússia afirma que países não devem receber caças da Ucrânia.

Publicado no DefesaNet - 07/03/2022 - RFI.

"O uso da rede de aeródromos de países vizinhos como base para aviões militares ucranianos e seu uso posterior contra as Forças Armadas russas poderia ser considerado como um envolvimento destes países no conflito armado"


Ucrânia tem drone 'revolucionário' que pode 'mudar o jogo' contra Rússia

Publicado no DefesaNet - 07/03/2022 - YAHOO! BRASIL.


O exército da Ucrânia está usando drones capazes de armazenar 3 kg de explosivos e atingir alvos em até 48 quilômetros atrás das linhas inimigas.

Os drones, chamados de 'Punisher', já completaram até 60 missões desde o começo da invasão na Ucrânia, sendo "uma maneira barata e fácil de dar um soco de longa distância sem arriscar a vida dos civis".

domingo, 6 de março de 2022

TERCEIRA VIA QUER, MESMO, ACABAR COM AS DIVISÕES POLITICAS NO BRASIL? Percival Puggina.

Publicado em Conservadores e Liberais - puggina.org - em 04/03/2022 

TERCEIRA VIA QUER, MESMO, ACABAR COM AS DIVISÕES POLITICAS NO BRASIL? Percival Puggina

Insiste-se em que a sociedade está dividida e, claro, a culpa é dos conservadores e liberais da tal "extrema direita". Quem não vê nisso a terceira via procurando trilho para a locomotiva que não tem, vendendo o mesmo produto esquerdista com outra marca?

Urgente - EUA enviam diplomatas à Venezuela e tentam afastar Maduro de Putin.

Publicado no DefesaNet - 05/03/2022 - Jornal o Estado de São Paulo.


Representantes do governo Joe Biden viajaram para a Venezuela neste sábado, 5, para se reunir com membros do regime de Nicolás Maduro. A iniciativa faz parte de uma estratégia americana de isolar a Rússia de seus aliados na América Latina em meio à guerra na Ucrânia.


Gen Ex Res Etchegoyen - A Europa sem Paz.


Publicado no DefesaNet - 05?03/2022 - Gen Ex Res Sergio Etchegoyen - Jornal NH.

Neste mundo dramaticamente carente de mediadores, o Brasil, só superado pela Rússia em número de vizinhos, tem a apresentar as credenciais de uma nação provedora de paz. Mais uma vez, o cavalo da história se oferece encilhado, tomara que Brasília o perceba.