Postagem em destaque

GUERRA HÍBRIDA, Nova via Violenta para a Tomada do Poder

GUERRA-HIBRIDA Nova via Violenta para aTomadadoPoder. É preciso criar novas estratégias de Defesa do Estado Democrático de Direito , jus...

sábado, 21 de maio de 2022

SC Expo Defense 2022 fortalece e debate o futuro da Base Industrial de Defesa.

DefesaNet - 21/05/2022 - Agência Marinha de Notícias.


Em dois dias, Florianópolis deixou de ser apenas a Ilha da Magia para se transformar também na Ilha da tecnologia e dos produtos de defesa. A capital catarinense tornou-se o centro de debates sobre o fortalecimento e o futuro da Base Industrial de Defesa (BID). A SC Expo Defense 2022 fez com que ministros de Estado, empresários, acadêmicos e representantes das Forças Armadas brasileiras se unissem para pensar em um bem comum: o desenvolvimento tecnológico do Brasil na área militar.


Tag Pinto Silva

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Aviação do Exército realiza simulação virtual para certificar Força de Prontidão.

DefesaNet - 20/05/2022 -


Durante a operação, as técnicas e os treinamentos avançados em relação aos voos com óculos de visão noturna foram aprimorados e reforçados. Na primeira fase, as unidades receberam as ordens de operações, fizeram o planejamento e emitiram suas ordens..


Tag Pinto Silva

Brasil e França debatem cooperação no âmbito da Defesa.

Fonte:DefesaNet -20/05/2022 -  AGÊNCIA DEFESA.


No âmbito da cooperação militar, foram firmados entendimentos nas áreas de ensino militar, logística, pessoal, defesa cibernética, operações combinadas, assistência hospitalar a comunidades ribeirinhas e intercâmbios, entre outros.


Tag Pinto Silva

Rússia diz que mais de 1.700 se renderam em Mariupol; Ucrânia não confirma.

DefesaNet - 19/05/2022 -REUTERS


Moscou disse que 1.730 combatentes ucranianos se renderam em Mariupol ao longo de três dias, incluindo 771 nas últimas 24 horas, alegando uma rendição em uma escala muito maior do que Kiev reconheceu desde que ordenou às suas tropas para se entregarem.


Tag Pinto Silva

terça-feira, 17 de maio de 2022

Turquia diz que vai bloquear entrada de Suécia e Finlândia na OTAN.

DefesaNet - 17/05/2022 - RFI


O posicionamento de Erdogan não é uma surpresa, dada a sua proximidade com o governo de Vladimir Putin e seu histórico de oposição dentro da Aliança. "Como vamos confiar neles? A Suécia é um terreno fértil para as organizações terroristas (...) Não cederemos a adesão à Otan àqueles que aplicam sanções contra a Turquia", insistiu o chefe de Estado.

Gen Ex Pinto Silva - A Maneira mais Rápida de Iniciar uma Guerra é não ouvir os Soldados e a de encerrar uma Guerra é Perde-la.

DefesaNet - 17/05/2022. 




Somente por meio de uma completa compreensão da política nacional e da integração entre civis e militares, poder-se-á estabelecer os melhores parâmetros para o emprego bem-sucedido do Poder Militar no contexto de uma Estratégia Nacional de Defesa.


Tag Pinto Silva



segunda-feira, 16 de maio de 2022

EE-9 Cascavel - AKAER vence licitação do EXÉRCITO BRASILEIRO para modernização.

FONTE:DefesaNet - 16/05/2022


Um moderno computador de tiro será responsável pela execução de todos os cálculos balísticos, proporcionando um aumento significativo na probabilidade de acerto de alvos.O sistema eletrônico contará com um computador de comando e controle o qual irá analisar em tempo real todos os sensores espalhados pelo veículo para a leitura dos parâmetros ambientais que interferem na execução das missões.
O EE-9 Cascavel modernizado contará com a adição de um lançador de mísseis antitanque em sua torre principal introduzindo essa capacidade em veículos blindados de reconhecimento do Exército 
Brasileiro.


Tag Pinto Silva

Depois de decisão da Finlândia, Suécia solicitará oficialmente adesão a OTAN

Fonte: DefesaNet - 16/05/2022.- RFI.


Em resposta, o presidente Vladimir Putin disse que a Rússia não considera a decisão de Finlândia e Suécia de aderir à organização como uma ameaça, mas que a presença de infraestrutura militar pode provocar uma resposta de Moscou.


Tag Pinto Silva

Com drones artesanais e baratos, geeks se transformam em caçadores de tanques russos na Ucrânia.

Fonte; DefesaNet - 16/05/2022 - RFI.


Entre os voluntários civis que atuam na defesa territorial ucraniana, uma unidade se destaca: a Aerozvidka, que em tradução literal quer dizer "reconhecimento aéreo". Composta por pilotos de drones e geeks, a divisão abate tanques russos com seus drones artesanais.


Tag Pinto Silva

Mais de 700 militares da Marinha do Brasil realizam adestramento em Furnas, Minas Gerais.

DefesaNet - 16/05/2022 - Agência Marinha de Notícias.


Mais de 700 militares da Marinha do Brasil estão reunidos na região de Furnas (MG), para o Adestramento de Operações Ribeirinhas. O objetivo principal do exercício é manter a condição de pronto emprego e a capacidade expedicionária dos Fuzileiros Navais para operar em todas as regiões do País, além de reforçar a presença da Marinha no estado. 
Tag Pinto Silva

COMAE realiza operação de controle do SGDC, no Rio de Janeiro (RJ).

DefesaNet - 16/05/2022 - Agência Força Aérea

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), por meio do Centro de Operações Espaciais (COPE), realizou de quarta (11/05) até esta sexta-feira (13/05), a operação de controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), a partir do Centro de Operações Espaciais Secundário (COPE-S), no Rio de Janeiro (RJ).


Tag Pinto Silva

Esq.uadrão Gordo realiza lançamento de carga na Antártida

DefesaNet - 16/05/2022 - Agência Força Aérea.


Uma aeronave C-130 Hércules, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1/º GT) - Esquadrão Gordo, realizou o lançamento de oito cargas do tipo CDS (Container Delivery System), totalizando aproximadamente 1.300kg de víveres e materiais essenciais para abastecer a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF),  localizada na Baía do Almirantado, que fica na ilha Rei George.


Tag Pinto Silva

domingo, 15 de maio de 2022

Militares Brasileiros dão instrução de desminagem humanitária na Colômbia.

DefesaNet - 13/05/2022 


A participação da Engenharia do Brasil na Missão de Instrutores e Assessores em Desminagem Humanitária na Colômbia contribui para ampliar a capacidade operativa das Forças Militares da Colômbia nas atividades de remoção de artefatos explosivos e minas antipessoal.


Tag Pinto Silva