Postagem em destaque

GUERRA HÍBRIDA, Nova via Violenta para a Tomada do Poder

GUERRA-HIBRIDA Nova via Violenta para aTomadadoPoder. É preciso criar novas estratégias de Defesa do Estado Democrático de Direito , jus...

sábado, 22 de janeiro de 2022

Rússia está mais perto de invadir Ucrânia? Os novos desdobramentos da crise.

BBC NEWS / BRASIL - 22/01/2022 

A Rússia quer que o Ocidente prometa que a Ucrânia não fará parte da Otan, mas, embora os dois lados estejam negociando, esse desejo russo não será atendido. O que vai acontecer a partir de agora pode colocar em risco toda a estrutura de segurança da Europa.


Governo dos Estados Unidos indica nova embaixadora no Brasil - DefesaNet - 21/01/2022 - EBC Publicidade.


O governo dos Estados Unidos indicou nova embaixadora para ocupar o posto diplomático no Brasil. Elizabeth Frawley Bagley passará a chefiar a embaixada norte-americana em Brasília e comandar as relações diplomáticas entre os dois países.Para a confirmação do posto, a indicação precisa ser apreciada e confirmada pelo Senado norte-americano


sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

APEX-BR, MD, MRE e ABIMDE definem países-alvo do convênio 2022-2023 - DefesaNet - 21/01/2022.


A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores realizaram uma reunião para definição dos países que serão alvo das ações estratégicas do convênio para o biênio 2022-2023.

Rússia x Ucrânia: por que possível invasão faz temor de guerra na Europa ser maior em décadas.

  • Katya Adler - Editora de Europa, BBC News- 20 janeiro de 2022.


Há um medo real de que a Europa possa estar em uma espiral em direção à sua pior crise de segurança em décadas.  Mas a ansiedade não está totalmente focada na perspectiva de uma longa e prolongada guerra em solo com a Rússia sobre a Ucrânia.


Falcões do Mar em Florianópolis




Até o final deste mês de janeiro, a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) está recebendo e apoiando duas aeronaves McDonnell Douglas A-4 Skyhawk, pertencentes ao Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), Unidade Aérea da Aviação Naval da Marinha do Brasil (MB) sediada na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).



Rússia realizará grandes exercícios navais envolvendo todas as suas frotas - DefesaNet - 21/01/2022


Os exercícios ocorrerão nos mares adjacentes à Rússia e também incluirão manobras no Mediterrâneo, Mar do Norte, Mar de Okhotsk, nordeste do Oceano Atlântico e o Pacífico.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Lorenzo Carrasco - Desafios da reaproximação Brasil-Rússia - DefesaNet - 19/01/2022




A ostensiva reaproximação com a Federação Russa apresenta ao Brasil dois desafios fundamentais. O primeiro é dar a ela um conteúdo prático, em termos de ampliação das relações comerciais e econômicas e cooperação para o desenvolvimento em várias áreas. O segundo, inseri-la adequadamente no contexto da reconfiguração geoestratégica global em curso.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Woloszyn - LIGA dos CAMPONESES POBRES (LCP): Uma nova guerrilha ou fato para desestabilização política.

DEFESANET - 19/01/2022 -  André Luís Woloszyn - Analista de Assuntos Estratégicos


Uma nova preocupação para as autoridades do estado de Rondônia e federais recai em um movimento denominado Liga dos Camponeses Pobres (LCP), grupo armado composto por cerca de 500 integrantes, supostamente oriundos de famílias de agricultores sem recursos, aparentemente de ideologia comunista, que direciona sua luta para a revolução agrária, contra a burguesia, o imperialismo e o latifúndio, a exemplo do apregoado pelo antigo Partido Comunista do Brasil (PC do B).


OUTROS ENDEREÇOS:

Venezuela - Ex-chefe de espionagem de Maduro denuncia bases russas na Venezuela.

DefesaNet - 18/01/2022 - Por David Alandete -  abc. es


Em plena crise entre Rússia e Estados Unidos por conta da possível invasão da Ucrânia, o homem que foi chefe da espionagem venezuelana até sua deserção em 2019 circulou uma declaração de seu exílio norte-americano para afirmar que o Kremlin já opera confortavelmente na América sob a asa do chavismo com duas bases já instaladas em território venezuelano.

Notas Estratégicas BR - A questão Russo-Ucraniana e o Brasil.

DefesaNet - Notas Estratégicas BR - Notas Estratégicas BR - A questão Russo-Ucraniana e o Brasil

Defesanet - 19/01/2022
 A guerra na Ucrânia será uma guerra europeia com consequências e ações globais. A economia brasileira será uma das primeiras a sentir, pois a exportação de carne para Ucrânia e Rússia, e a importação de insumos para fertilizantes vai afetar o agronegócio. Até a indústria aeroespacial vai sofrer com a falta da matéria-prima, principalmente após a implementação de mais duras e novas sanções comerciais. 

domingo, 16 de janeiro de 2022

Kanitz - Erros de Magnitude - DefesaNet - 15/01/2022.

Puggina - TIRANIAS NÃO BATEM À PORTA - DefesaNet - 15/01/2022.



Se alguém imagina que os perigos que rondam a nação chegarão batendo à porta e pedindo licença, está muito enganado. Tal expectativa é de alto risco.

Mansueto Almeida - O resultado fiscal de 2021 superou as previsões mais otimistas - DefesaNet 15/01/2022

José Fucs - O Estado de S.Paulo - 11 de Janeiro de 2022
DefesaNet - Guerra Hibrida Brasil - Mansueto Almeida - O resultado fiscal de 2021 superou as previsões mais otimistas
Para o economista, porém, o mercado 'está nervoso' com a possibilidade de haver novos 'furos' no teto de gastos e com o discurso de 'alguns candidatos' à Presidência contra a medida.

LAWFARE - REDE e STF: Ativismo Judicial e Militância Política com Dinheiro Público - DefesaNet - 12/01/2022