Postagem em destaque

GUERRA HÍBRIDA, Nova via Violenta para a Tomada do Poder

GUERRA-HIBRIDA Nova via Violenta para aTomadadoPoder. É preciso criar novas estratégias de Defesa do Estado Democrático de Direito , jus...

segunda-feira, 7 de março de 2022

EPIDEMIA SOCIAL 1.

EPIDEMIA SOCIAL 1.

Pinto Silva Carlos Alberto[1]

1. SEGUNDO FLORIANO DE ALMEIDA NETO, UNIVERSIDADE DE COIMBRA, 2019.[2]

- "Tínhamos o "Gatekeeper", o "porteiro" da redação e responsável pela filtragem da notícia, com a função de "selecionador" do que pode ser ou não notícia para um meio. Esse guardião do portão das informações geralmente é formado por uma equipe guiada pelo editor do jornal que deve seguir preceitos profissionais do jornalismo no lugar de suas ideias pessoais, originalmente focado na mídia de massa com sua dinâmica de poucos para muitos.

- Atualmente a teoria "Gatekeeper" também aborda a comunicação presencial e a dinâmica inerente a muitos na Internet. É, em suma, o poder que a mídia tem de liberar apenas o que interessa, e esconder o que não se quer divulgar, como um porteiro que só deixa entrar e sair o que e quem ele quiser.

- Neste âmbito surgiu o "Gatewatching", o espaço, que antes era limitado, passa a ter a participação de qualquer internauta na escrita das notícias, num processo que ocorre praticamente em real-time, com respostas prontas e opinativas, na maior parte das vezes. A multiplicação de canais de informação disponíveis hoje em dia mostra que esta é uma mudança sem volta. E que permite um aumento também das audiências, que se tornam seletivas e voltadas para sites específicos, de acordo com o gosto e o interesse de cada um.

- "São comunidades on-line que compartilham os mesmos temas e transformam os usuários em novos produtores de notícias e informações", segundo Axel Bruns. Em suma, o público tem invertido a relação de seleção e o processo de observação dos acontecimentos e o usuário passou a ser mais participativo."

É verdadeiro que a multiplicação de canais de informação disponíveis, hoje em dia, mostra que esta é uma mudança sem volta, e que parece ter tornado obsoleto o papel da teoria do "Gatekeeper" ou pelo menos, levará a uma mudança radical da velha imprensa.

Na economia tradicional o valor é resultado da escassez; ícones de riqueza convencional, como diamantes, ouro, são preciosos porque são raros.

A lógica "Gatewatching", porém, é o contrário. Poder, valor, e importância resultam da abundância de usuários e participantes nas redes, e amigos no Twitter, Facebook e Grupos de WhatsApp.

As epidemias também formam redes: um vírus passa de uma pessoa para outra, espalhando-se por toda uma comunidade.  Quanto, mais indivíduos forem infectados, mais "poderosa epidemia social" se tornará.

 

 



[1] Carlos Alberto Pinto Silva / General de Exército da reserva / Ex-comandante do Comando Militar do Oeste, do Comando Militar do Sul, do Comando de Operações Terrestres, Ex-comandante do 2º BIS e da 17ª Bda Inf Sl, Chefe do EM do CMA, Membro da Academia de Defesa e do CEBRES

 

[2][2] https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/32942/1/FLORIANO_NETO.pdf

Democracia e liberdade pós gatekeeping: respostas da sociedade civil através dos novos media.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário