Postagem em destaque

GUERRA HÍBRIDA, Nova via Violenta para a Tomada do Poder

GUERRA-HIBRIDA Nova via Violenta para aTomadadoPoder. É preciso criar novas estratégias de Defesa do Estado Democrático de Direito , jus...

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Aliança do Pacífico faz sombra ao Mercosul


http://www.defesanet.com.br/al/noticia/8402/Aliancado-Pacifico-faz-sombra-ao-Mercosul

Segundo o Governo e o Ministério da Defesa:
"Na Política externa do Brasil para a América do Sul, a cooperação deve prevalecer. Desejamos criar uma comunidade sul-americana em que a guerra seja uma solução impensável para as eventuais disputas entre Estados, isso é uma tarefa da diplomacia, mas também uma tarefa da Defesa, nas suas relações e nas relações das Forças com as suas equivalentes em outros países.
A estratégia brasileira combina cooperação e dissuasão, Apoiamos iniciativas e projetos que reforcem a defesa e consolidem a segurança de nossos vizinhos.
O fortalecimento de nossa relação bilateral com a Argentina, o Mercosul e a Unasul foram passos decisivos nesse sentido, e para a criação de confiança e o equacionamento pacífico de controvérsias."

Na realidade basta uma pequena análise da conjuntura para se avaliar a América do Sul como uma região dividida, com o desafio da Aliança do Pacífico, o desenvolvimento brasileiro, o chavismo venezuelano, a mística indígena boliviana, o esquerdismo de Rafael Correa, o populismo argentino, e esquerdismo uruguaio e paraguaio.
América do Sul dividida dificulta sua dificulta sua integração e a busca da convergência na nas áreas políticas, econômicas e de defesa.
Leia o artigo: "Aliança do Pacífico faz sombra ao Mercosul."
http://www.defesanet.com.br/al/noticia/8402/Alianca-do-Pacifico-faz-sombra-ao-Mercosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário